Podemos afirmar que os serviços técnicos influenciam na decisão do cliente?

Entenda porque a IBRAMED, ADOXY MEDICAL, HTM e a TONEDERM escolheram a SOLUTION MASTER como Centro de Serviços Autorizados para equipamentos eletromédicos.

Para esses fabricantes o serviço de assistência técnica é parte extremamente importante da estratégia a ser utilizada no processo de pós-venda.

Na verdade, o pós-venda representa parcela fundamental do processo de fidelização, voltado a construir e cultivar um relacionamento duradouro com o cliente. 

Entenda como a prestação de serviços de assistência ou suporte técnico influencia no nível de satisfação dos clientes e na decisão de compra. O consumidor exige, cada vez mais, um serviço de assistência que lhe dê a tranquilidade e que o aparelho adquirido, além de atender suas necessidades, seja devidamente reparado, caso apresente algum problema durante o seu uso. Portanto, é importante perceber que, as marcas podem ser diferentes mais as terapias que os equipamentos proporcionam são as mesmas. O que faz o diferencial é o atendimento, não o preço, pois o valor cobrado pelo equipamento por si só não é capaz de fidelizar o cliente.

Fatores que consideramos importantes na prestação dos nossos serviços: 

  • Estamos sempre prontos para ouvir o cliente e compreender suas dificuldades e reclamações. |Procuramos atendê-los sempre com cortesia e profissionalismo;
  • Procuramos estreitar o relacionamento com cada fabricante não abrindo mão dos treinamentos e das atualizações profissionais dos nossos técnicos e dos profissionais envolvidos no atendimento inicial;
  • Procuramos trabalhar com fabricantes que tem um padrão de qualidade adequado, que seja rápido no atendimento aos nossos anseios em prol do cliente e que valorize nosso centro de serviços, reconhecendo nossas atividades como parte fundamental no pós-venda para não contaminar negativamente o processo de relacionamento de nossa empresa com o cliente;
  • Estabelecemos canais de comunicação direta para uso do cliente através do nosso CRM;
  • Mantemos um adequado volume de peças de reposição tanto para atender as demandas em garantia quanto fora de garantia;
  • Como sabemos da importância de sermos ágeis nesse atendimento, efetuamos um diagnóstico rápido e preciso a respeito da eventual anomalia técnica reclamada pelo cliente, apresentamos a ordem de serviço e oferecemos uma solução rápida e competente para solucionar o problema;
  • Mantemos em nosso estoque uma pequena linha de aparelhos eletromédicos especificamente para empréstimo, nos casos em que a permanência dos equipamentos perdure por mais tempo devido ao processo logístico com envio das peças por parte do fabricante;
  • Ficamos atento ao tempo de resposta e atendimento em garantia de serviços. Sabemos que quanto maior o impacto da falha do produto para o cliente, maior deve ser a velocidade de realização do reparo;
  • Mantemos nosso cliente informado sobre o andamento do conserto de seu aparelho;
  • Só prometemos aquilo que realmente podemos cumprir, pois seguimos criteriosamente as obrigações da empresa definidas no Código de Defesa do Consumidor.

Finalmente, considere que os serviços de assistência técnica são hoje percebidos pelos clientes como um atributo do produto, tanto quanto a qualidade, o preço, o design e seu rendimento.

A função do pós-venda (e, portanto, de uma assistência técnica competente) é garantir a satisfação, ajudando a fidelizar o cliente e firmar uma boa reputação da empresa perante seu público-alvo.

Fonte: Parte do texto extraído do Sebrae Nacional – 29/10/2015